Perguntas sobre Sexo

SEXO COM DOR


Há algum tempo sinto pontadas logo abaixo do umbigo e muita dor toda vez que estou transando. Também, tenho vontade de urinar mais frequentemente. Será que estou com alguma doença séria? 
P.P. 
Via internet


Incômodo e vontade de urinar aumentada, em geral, são sinal de infecções vaginais. A mais comum, a candidíase, resulta da proliferação de um fungo da espécie Candida e costuma ser acompanhada por corrimento. Já a dor pode ter diferentes origens. Como a bexiga fica próxima da  vagina as "pontadas abaixo do umbigo" às vezes indicam infecção urinária. A dor na penetração é um dos vários sintomas de endometriose. Nesse caso, a menstruação pode vir acompanhada por muita cólica. Mas só um médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.


Rosana Durões Simões
Ginecologista e professora adjunta de tocoginecologia da Universidade Federal de São Paulo

 

DESEJO EM BAIXA


Tenho vida sexual  ativa, mas não sinto prazer. Minha educação foi rígida. 
O sexo era visto como algo errado. Nele penso mais assim, mas acabo deixando o sexo em terceiro plano. Esforço-me para fantasiar mas nada aumento meu desejo. Quando meu, namorado faz sexo oral, gosto e começo a ficar lubrificada. Só que ele para em seguida. O que devo fazer? 
A.LV. 
Via internet


Sua forma de pensar sobre sexo pode ter mudado, mas a educação rígida que recebeu ainda influencia sua vida. Talvez você precise refletir um pouco mais sobre isso. Um terapeuta pode ajudá-la nessa tarefa. Fantasiar e se tocar são maneiras de descobrir pontos de prazer. Aproveite a hora do banho ou a de deitar para explorar seu corpo. Assim, você conseguirá avaliar melhor do que gosta na cama e os pontos que, proporcionam maior excitação quando estimulados. Converse com seu namorado e peça a ele que não interrompa o sexo oral. Ele pode e deve colaborar com seu desejo. Mas tenha consciência de que o caminho a ser percorrido na busca do prazer é, antes de tudo, seu.


Luciane Secco; 
psicóloga e terapeuta sexual do Instituto Paulista de Sexualidade

 

MUDANÇA DE RUMO


Depois de 14 anos de casamento, descobri que meu marido tem atração por outros homens. Há cerca de um ano, nossa vida sexual ficou praticamente nula. Dá paro reverter a bissexualidade?  Também gostaria de saber se há algum livro que possa me dar mais informações sobre o assunto. 
D.C. 
São Paulo, SP

O bissexual sente-se eroticamente atraído por pessoas de ambos os sexos. Não se trata de uma escolha consciente ou de algo que possa ser modificado por alguém. A ciência ainda não descobriu o que determina a opção sexual de homens e mulheres. Acredita-se que o processo envolva algum componente genético, mas isso não está completamente comprovado. O que se sabe com certeza é que o ambiente construído em torno da criança em seus primeiros anos de vida exerce grande influência 'sobre sua sexualidade quando adulto. Uma boa idéia é ler o livro Os Onze Sexos (Gente, 213 págs., 22 reais), do psiquiatra paulista Ronaldo Pamplona da Costa. Ele pode ajudá-la a esclarecer pelo menos algumas de suas dúvidas sobre homossexualidade e bissexualidade. Ter uma conversa franca com seu parceiro também é fundamental Só assim você poderá entender o que está acontecendo com ele e, consequentemente, com vocês.


Nelson Vitiello, 
presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana

Fonte: Revista Claudia

 

Pós Graduada em Terapia Sexual pela SBRASH

icon

Luciane Secco

Terapeuta Sexual

A terapia tem como objetivo, dentre outros , a ampliação da consciência e o auto – conhecimento tornando possível l ao indivíduo a perspectiva de novos caminhos.

Luciane Secco na Mídia